12.6.08

Turistas Farofeiros

Enfim, a estrada!
-
Para iniciarmos a Expedição Redescobrir foi necessário chegar até Porto Velho, de onde lhes escrevo. Partimos de Londrina dia 24 pela tarde e enfrentamos nada mais nada menos que 48 horas de ônibus. Bom começo, já que houve tempo suficiente para reoganizar o sentimento interior para enfrentar o longo caminho que teremos a seguir. O trajeto foi Londrina - Presidente Prudente - Campo Grande - Cuiabá - Vilhena - Ariquemes - Porto Velho, ou seja, passamos pelos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia e o ônibus deve ter realizado, se não errei na conta, 3830 paradas!!!!
-
A paisagem foi transformando-se muito ao longo do caminho. Nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, muitas plantações de soja, gigantecas, que não deixam ver onde começa nem onde acaba! Fiquei pensando, ora, como pode o maior produtor de soja do mundo ter pessoas sofrendo de fome??? Ah, será que a soja não é alimento de gente? Cruzamos os Parecis, entre o estado do Mato Grosso e Rondônia e essas paisagens me despertaram fascínio. Lindas escarpas, montanhas e um lindo pôr-do-sol para comtemplar! No estado de Rondônia, prevalece a pecuária, tanto é que, ao pechinchar no restaurante dizendo que não queria comer a carne o dono surpreendeu-me dizendo que para ele a salada gera mais gastos do que a carne, já que esta tem de ser trazida dos estados do sul enquanto a carne é produzida em alta escala na região.
-
Chegamos em Porto Velho e fomos direto para o mercado Cai N´Agua onde compramos as passagens de barco para Manaus por R$80. Um ótimo preço... é claro que com muita conversa... Já passamos a noite dentro do barco, que está ancorado onde estão as ruiínas da estação de trem Madeira-Mamoré, que surgiu e desapareceu junto com um surto de desenvolvimento desta região, na época da borracha.
-
É incrível as dimensões deste país. Tente visualizar quantos países teríamos cruzado se fizessemos esta travessia no continente europeu. No entanto, aqui todos falamos a mesma língua, ouvimos as mesmas músicas, torcemos pelos mesmos times. É incrível! Só comemos coisas diferentes e temos outras gírias, mas é difícil crer que vivia no mesmo país destas pessoas que habitam as margens do Rio Madeira.
-
Ah, como fomos prevenidos com nossa comida para não gastarmos durante o caminho, sempre que o ônibus parava sacavamos nossos pães, bolos, etc e saciávamos muito bem nossa fome... o que logo nos rendeu o apelido de farofeiros... e nem levamos frango assado hein!Também logo que entramos no ônibus, a moça simpática que sentava ao nosso lado de cara perguntou "Vocês são turistas né??". Turistas?!? Hummm..acho que não...